domingo, 30 de maio de 2010

Equações de 2º grau -História

A  maioria de nossos alunos se mostra por vezes, surpresos quando lhes contamos que a equação do 2º grau tem uma longa história e que muitos matemáticos importantes, de várias civilizações, se preocuparam em achar suas soluções, contribuindo desta maneira para a história  e que se estende por mais de quatro mil anos.
A equação de 2º grau já   era conhecido pelos matemáticos árabes, como Al- Khowarizmi, em torno de 825 d.C.mas até aí, sua aplicação era quase exclusivamente, geométrica.
Foi Al- Khowarizmi, que desenvolveu formas algébricas de procura de soluções de equações, sendo estes procedimentos algébricos articulados com representações geométricas que justificavam raciocínios.
A Fórmula de Bhaskara é utilizada para determinar as raízes de uma equação quadrática, isto é, os valores que x pode assumir. A fórmula guarda este nome por ter sido divulgada pelo matemático e astronômo indiano Bhaskara Akaria, no , século XII,em seu livro Lilavat. Sua descoberta, porém, é atribuída aos babilônios antigos, e sua formalização ao matemático persa Al-Khearizmi. Por muitos tempos, muitos estudiosos tentaram achar uma solução para x dentro desta equação, visto ter sido complicado, já que havia um termo ao quadrado e o mesmo de primeiro grau, na mesma equação. Assim, a fórmula de Bhaskara utiliza um método inteligente, unido pura e simplesmente, uma fatoração de um polinômio para conseguir pôr apenas uma incógnita x no caso e assim, achar um valor definitivo:

Nenhum comentário: