1º Trimestre : Competências – | Habilidades | CONTEÚDOS | ESTRATÉGIA / METODOLOGIA | AVALIAÇÃO |
1-Comunicar-se matematicamente, ou seja descrever,representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre diferentes representações matemáticas. 2- Ampliar e consolidar os significados dos números racionais a partir de diferentes usos em contextos sociais e matemáticos ,reconhecendo que existem números não racionais. 3-Resolver situações-problema envolvendo números naturais, inteiros, racionais e irracionais retomando e ampliando os significados da adição, subtração, multiplicação,divisão, potenciação e radiciação. 4-Executar diferentes procedimentos de cálculo com números naturais,inteiros,racionais e irracionais. 5-Selecionar e executar diferentes procedimentos de cálculo com números naturais,inteiros,racionais e irracionais.. 5-Elaborar conclusões a partir da leitura, análise e interpretação de informações apresentadas em tabelas e gráficos. | 1-.Calcular potências de base real e expoente inteiro. 2-Reconhecer e aplicar as propriedades das potências de base real e expoente inteiro. 3-Operar com potência de base 10. 4-Calcular a raiz enésima de um número real a indicada por 5-Discriminar no radical o índice e o radicando. 6-Resolver expressões numéricas com radicais. 7-Resolver em a equação sendo a um número real e n um número inteiro positivo. 8- Reconhecer o símbolo com e n ímpar . 9-Reconhecer que não existe em raiz de índice par e radicando negativo. 10-Reconhecer e aplicar a definição de potência com expoente racional. 11-Saber transformar radical em potência. 12-Efetuar a simplificação de radicais. 13-Efetuar a comparação de radicais. 14-Reconhecer e aplicar a propriedade da raiz de um produto.. 15-Efetuar a adição e subtração de raízes. 16-Simplificar soma algébricas de dois um mais termos contendo radicais. 17-Efetuar multiplicação e o quociente de raízes. 18-Simplificar o produto e o quociente de dois radicais de mesmo índice e de índices diferentes. 19-Reconhecer e aplicar propriedades da potências em raiz. 20-Reconhecer e aplicar a propriedade da raiz de raiz. 21-Compreender a importância da estatística, a forma de que ela pode induzir a erros de julgamento pela manipulação de dados e pela apresentação incorreta das informações. | 1-Potências. 2-Raízes quadradas e cúbicas. 3-Radiciação - operação invrsa da potenciação 4- Diferentes formas de escrever númeors que representam a mesma quantidade. 6-Estatística na atividade humana. | Aula expositiva e dialogada; Exercícios de fixação; Interpretação de fatos reais envolvendo os conteúdos matemáticos; Compreensão de situações-problema; Uso de jornais e revistas para obter dados a serem trabalhados em sala de aula; Trabalhos com tecnologia (TICs)- calculadora,no laboratório informática=jogos ,exercícios qüiz, , excel. | A avaliação será feita através da resolução de problemas, listas de exercícios, participação nas atividades, trabalhos e provas. AVALIAÇÃO QUALITATIVA Apresentação dos materiais necessários a aula; Comportamento adequado durante as aulas; Participação nas atividades propostas; Registro dos conteúdos em dia no caderno; Realização de tarefas encaminhadas para casa; Assinatura dos pais ou responsáveis nas avaliações; |
2º Trimestre : Competências – | Habilidades | CONTEÚDOS | ESTRATÉGIA / METODOLOGIA | AVALIAÇÃO |
1-Interpretar uma situação problema,distinguir as informações necessárias das supérfluas, planejar a resolução, identificar informações que necessitam ser levantadas, estimar soluções possíveis,decidir sobre procedimentos de resoluções a serem utilizados. 2- Resolver situações-problema por uma equação de 2º grau, compreendendo os procedimentos envolvidos. 3-Aplicar o teorema de Pitágoras 4-Elaborar conclusões a partir da leitura, análise e interpretação de informações apresentadas em tabelas e gráficos. | 1-Resolver equações de 2º grau incompletas do tipo sem a aplicação da fórmula. 2-Resolver as equações de 2º grau incompletas do tipo , sem aplicação de fórmula. 3-Resolver as equações de 2º grau, completando quadrados. 4-Deduzir e reconhecer a fórmula de Bhaskara. 5-Aplicar a fórmula de Bhaskara na resolução de equações de 2º grau completas. 6-Reconhecer uma equação literal na incógnita x. 7-Obter a solução geral de uma equação literal. 8-Identificar o discriminante que, quando , a equação possui duas raízes reais distintas; quando a equação possui duas raízes iguais e quando , a equação não possui raízes reais. 9-Aplicar e reconhecer que dada a equação a soma das raízes é e o produto das raízes é 10-Obter se possível a fatoração de um trinômio de 2º grau. 11-Saber compor uma equação de 2º grau a partir de suas raízes. 12-Equacionar e resolver problemas que envolvem as equações estudadas 13-=Reconhecer uma equação fracionária. 14-Resolver equações fracionárias que recaem em equações de 2º grau. 15-Reconhecer uma equação irracional. 16-Identificar as raízes estranhas de uma equação irracional. 17-Resolver equações irracionais, eliminando raízes estranhas. 18-Reconhecer um sistema de equações com duas incógnitas em que pelo menos uma das equações não é de 1º grau. 19-Resolver alguns desses sistemas através do método de substituição. 20-Equacionar e resolver problemas que envolvem as equações e sistemas de equações estudados. 21-Discriminar em um triângulo retângulo a hipotenusa, os catetos ,as projeções dos catetos sobre a hipotenusa e a altura relativa a hipotenusa 22-Reconhecer,deduzir e aplicar as realções métricas no triangulo retângulo. 23-Identificar e demonstrar o teorema de Pitágoras 24-Calcular a diagonal de um quadrado. 25-Calcular a altura de um triangulo eqüilátero . 26-Resolver problemas que envovlem o calculo da diagonal de um quadrado e o calculo da altura de um triangulo eqüilátero. 27-Aplicar o teorema de Pitágoras para calcular elementos do retângulo, do losango , do trapézio e do triangulo isósceles. | 1-Equações de 2º grau. 2-Equações redutíveis à de 2º grau. 3-Problemas de 2º Grau. 4- Sistemas de 2º grau. 5- Teorema de Pitágoras. | Aula expositiva e dialogada; Exercícios de fixação; Interpretação de fatos reais envolvendo os conteúdos matemáticos; Compreensão de situações-problema; Uso de jornais e revistas para obter dados a serem trabalhados em sala de aula; Trabalhos com tecnologia (TICs)- calculadora,no laboratório informática=jogos ,exercícios qüiz, , excel. | A avaliação será feita através da resolução de problemas, listas de exercícios, participação nas atividades, trabalhos e provas. AVALIAÇÃO QUALITATIVA Apresentação dos materiais necessários a aula; Comportamento adequado durante as aulas; Participação nas atividades propostas; Registro dos conteúdos em dia no caderno; Realização de tarefas encaminhadas para casa; Assinatura dos pais ou responsáveis nas avaliações; |
3º Trimestre : Competências – | Habilidades | CONTEÚDOS | ESTRATÉGIA / METODOLOGIA | AVALIAÇÃO |
1-Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre eles, utilizando o conhecimento matemático (aritmético,geométrico,métrico,algébrico e estatístico). 2-Produzir e analisar transformações e ampliações/reduções de figuras geométricas planas, identificando seus elementos variantes e invariantes ,desenvolvendo conceito de semelhança. 3-Construir histogramas com base em uma tabela de distribuição de freqüência de dados apresentados em classe. 4-Construir gráfico de linha com base em dados apresentados em uma tabela. | 1-Determinar a razão entre dois segmentos dados. 2-Aplicar o conceito de razão na divisão de um segmento por um ponto. 3-Reconhecer segmentos proporcionais como segmentos que formam uma proporção. 4-Reconhecer um feixe de retas paralelas. 5-Identificar uma transversal de um feixe de retas paralelas. 6-Verificar que, se um feixe de retas paralelas determina segmentos congruentes sobre uma transversal,então determina segmentos congruentes sobre qualquer outra transversal. 7-Aplicar e demonstrar o teorema de Tales:Um feixe de paralelas determina sobre duas transversais segmentos proporcionais. 8-Reconhecer objetos semelhantes como objetos que tem a mesma forma. 9-Reconhecer figuras geométricas semelhantes. 10-Reconhecer dois triângulos semelhantes como triângulos que tem ângulos correspondentes congruentes e lado homóloogos proporcionais. 11Determinar a razão de semelhança entre dois triângulos semelhantes.Verificar que , se a razão de semelhança entre dois triângulos é 12-Aplicar e demonstrar o teorema fundamental da semelhança de triângulos: Uma paralela a um lado de um triangulo determina, com os outros dois um triangulo semelhante ao primeiro. 13-Aplicar e demonstrar que, se dois triângulos possuem dois ângulos respectivamente congruentes, então eles são semelhantes (caso AA). 14-Reconhecer e aplicar os outros dois casos de semelhança de triângulos(LAL e LLL). 15-Obter a base média de um triângulo. | 1-Razão 1-Teorema de Tales. 2-Semelhança 3-Semelhança de triângulos | Aula expositiva e dialogada; Exercícios de fixação; Interpretação de fatos reais envolvendo os conteúdos matemáticos; Compreensão de situações-problema; Uso de jornais e revistas para obter dados a serem trabalhados em sala de aula; Trabalhos com tecnologia (TICs)- calculadora,no laboratório informática=jogos ,exercícios qüiz, , excel. | A avaliação será feita através da resolução de problemas, listas de exercícios, participação nas atividades, trabalhos e provas. AVALIAÇÃO QUALITATIVA Apresentação dos materiais necessários a aula; Comportamento adequado durante as aulas; Participação nas atividades propostas; Registro dos conteúdos em dia no caderno; Realização de tarefas encaminhadas para casa; Assinatura dos pais ou responsáveis nas avaliações; |
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