terça-feira, 27 de julho de 2010

Plano 8ª série/2010

PLANEJAMENTO ANUAL – 2010 DISCIPLINA: MATEMÁTICA SÉRIE: PROFESSORA: Margot Karst Daruy Objetivo da série: Contribuir para a aquisição de conhecimentos e habilidades matemáticas, buscando o desenvolvimento intelectual dos alunos, promovendo sua autonomia, trabalhando a leitura e interpretação de textos matemáticos, ensinando-os a expressar-se através da Matemática, incentivando estratégias variadas de resolução de problemas.
1º Trimestre :   Competências –
Habilidades
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIA / METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
1-Comunicar-se matematicamente, ou seja descrever,representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre diferentes representações matemáticas.
2- Ampliar e consolidar os significados dos números  racionais a partir de diferentes usos em contextos sociais e matemáticos ,reconhecendo que existem números não racionais.
3-Resolver situações-problema envolvendo números naturais, inteiros, racionais e irracionais  retomando e ampliando os significados da adição, subtração, multiplicação,divisão, potenciação e radiciação.
4-Executar diferentes procedimentos de cálculo com números naturais,inteiros,racionais e irracionais.
5-Selecionar  e executar diferentes procedimentos de cálculo com  números naturais,inteiros,racionais e irracionais..
5-Elaborar conclusões a partir da leitura, análise e interpretação de informações apresentadas em tabelas e gráficos.

1-.Calcular potências de base real e expoente inteiro.
2-Reconhecer e aplicar as propriedades das potências de base real e expoente inteiro.
3-Operar com potência de base 10.
4-Calcular a raiz enésima de um número real a indicada por
5-Discriminar no radical  o índice  e o radicando.
6-Resolver expressões numéricas com radicais.
7-Resolver em  a equação  sendo  a um número real e n um número inteiro positivo.
8- Reconhecer o símbolo  com   e n ímpar .
9-Reconhecer que não existe em  raiz de índice par e radicando negativo.
10-Reconhecer e aplicar a definição de potência com expoente racional.
11-Saber transformar radical em potência.
12-Efetuar a simplificação de radicais.
13-Efetuar a comparação de radicais.
14-Reconhecer e aplicar a propriedade da raiz de um produto..
15-Efetuar a adição e subtração de raízes.
16-Simplificar soma algébricas de dois um mais termos contendo radicais.
17-Efetuar multiplicação e o quociente  de raízes.
18-Simplificar o produto e o quociente  de dois radicais de mesmo índice e de índices diferentes.
19-Reconhecer e  aplicar propriedades da potências em raiz.
20-Reconhecer e aplicar a propriedade da raiz de raiz.
21-Compreender a importância da estatística, a forma de que ela pode induzir a erros de julgamento pela manipulação de dados e pela apresentação incorreta das informações.

1-Potências.
2-Raízes quadradas e cúbicas.
3-Radiciação - operação invrsa da potenciação
4- Diferentes formas de escrever númeors que representam a mesma quantidade.


5-Operações com radicais.
6-Estatística na atividade humana.



Aula expositiva e dialogada;

Exercícios de fixação;

Interpretação de fatos reais envolvendo os conteúdos matemáticos;

Compreensão de situações-problema;

Uso de jornais e revistas para obter dados a serem trabalhados em sala de aula;

Trabalhos  com tecnologia (TICs)- calculadora,no laboratório informática=jogos ,exercícios  qüiz, , excel.
A avaliação será feita através da resolução de problemas, listas de exercícios, participação nas atividades, trabalhos e provas.

AVALIAÇÃO QUALITATIVA
Apresentação dos materiais necessários a aula;

Comportamento adequado durante as aulas;

Participação nas atividades propostas;

Registro dos conteúdos em dia no caderno;

Realização de tarefas encaminhadas para casa;

Assinatura dos pais ou responsáveis nas avaliações;
2º Trimestre :   Competências –
Habilidades
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIA / METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
1-Interpretar uma situação problema,distinguir as informações necessárias das supérfluas, planejar a resolução, identificar informações que necessitam ser levantadas, estimar soluções possíveis,decidir sobre procedimentos de resoluções a serem utilizados.
2- Resolver situações-problema por uma equação de 2º grau, compreendendo os procedimentos envolvidos.
3-Aplicar o teorema de Pitágoras
4-Elaborar conclusões a partir  da leitura, análise e interpretação de informações apresentadas em tabelas e gráficos.

1-Resolver equações de 2º grau incompletas do tipo sem a aplicação da fórmula.
2-Resolver as equações de 2º grau incompletas do tipo , sem aplicação de fórmula.
3-Resolver as equações de 2º grau, completando quadrados.
4-Deduzir e reconhecer a fórmula de Bhaskara.
5-Aplicar a fórmula de  Bhaskara na resolução de equações de 2º grau completas.
6-Reconhecer uma equação literal na incógnita x.
7-Obter a solução geral de uma equação literal.
8-Identificar o discriminante que, quando , a equação possui duas raízes reais distintas; quando  a equação possui duas raízes iguais e quando , a equação não possui raízes reais.
9-Aplicar e reconhecer que dada a equação a soma das raízes é  e o produto das raízes é
10-Obter se possível a fatoração de um trinômio de 2º grau.
11-Saber compor uma equação de 2º grau a partir de suas raízes.
12-Equacionar e resolver problemas que envolvem as equações  estudadas
13-=Reconhecer uma equação fracionária.
14-Resolver equações fracionárias que recaem em equações de 2º grau.
15-Reconhecer uma equação irracional.
16-Identificar as raízes estranhas de uma equação irracional.
17-Resolver equações irracionais, eliminando  raízes estranhas.
18-Reconhecer  um sistema de equações com duas incógnitas em que pelo menos uma das equações não é de 1º grau.
19-Resolver  alguns desses sistemas através  do método de substituição.
20-Equacionar e resolver problemas que envolvem as equações e sistemas  de equações estudados.
21-Discriminar  em um triângulo retângulo a hipotenusa, os catetos ,as projeções dos catetos sobre a hipotenusa e a altura relativa a hipotenusa
22-Reconhecer,deduzir e aplicar as realções métricas no triangulo retângulo.
23-Identificar e demonstrar o teorema de Pitágoras
24-Calcular a diagonal de um quadrado.
25-Calcular a altura de um triangulo  eqüilátero .
26-Resolver problemas que envovlem o calculo da diagonal de um quadrado e o calculo da altura de um triangulo eqüilátero.
27-Aplicar o teorema de Pitágoras para calcular elementos do retângulo, do losango , do trapézio e do triangulo isósceles.



1-Equações de 2º grau.
2-Equações redutíveis à de 2º grau.
3-Problemas de 2º Grau.
4- Sistemas de 2º grau.
5- Teorema de Pitágoras.



Aula expositiva e dialogada;

Exercícios de fixação;

Interpretação de fatos reais envolvendo os conteúdos matemáticos;

Compreensão de situações-problema;

Uso de jornais e revistas para obter dados a serem trabalhados em sala de aula;

Trabalhos  com tecnologia (TICs)- calculadora,no laboratório informática=jogos ,exercícios  qüiz, , excel.
A avaliação será feita através da resolução de problemas, listas de exercícios, participação nas atividades, trabalhos e provas.

AVALIAÇÃO QUALITATIVA
Apresentação dos materiais necessários a aula;

Comportamento adequado durante as aulas;

Participação nas atividades propostas;

Registro dos conteúdos em dia no caderno;

Realização de tarefas encaminhadas para casa;

Assinatura dos pais ou responsáveis nas avaliações;
3º Trimestre :   Competências –
Habilidades
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIA / METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
1-Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, estabelecendo inter-relações entre eles, utilizando o conhecimento matemático (aritmético,geométrico,métrico,algébrico e estatístico).
2-Produzir e analisar transformações e ampliações/reduções de figuras geométricas planas, identificando seus elementos variantes e invariantes ,desenvolvendo conceito de semelhança.
3-Construir histogramas com base em uma tabela de distribuição de  freqüência de dados apresentados  em classe.
4-Construir gráfico de linha com base em dados apresentados em uma tabela.

1-Determinar a razão entre dois segmentos  dados.
2-Aplicar o conceito de razão na divisão de um segmento por um ponto.
3-Reconhecer segmentos proporcionais como segmentos que formam uma proporção.
4-Reconhecer um feixe de retas paralelas.
5-Identificar uma transversal de um feixe de retas paralelas.
6-Verificar que, se um feixe de retas paralelas determina segmentos congruentes sobre uma transversal,então determina segmentos congruentes sobre qualquer outra transversal.
7-Aplicar e demonstrar o teorema de Tales:Um feixe de paralelas determina sobre duas transversais segmentos proporcionais.
8-Reconhecer objetos  semelhantes como objetos que tem a mesma forma.
9-Reconhecer figuras geométricas semelhantes.
10-Reconhecer  dois triângulos semelhantes como triângulos que tem ângulos correspondentes congruentes e lado homóloogos proporcionais.
11Determinar a razão de semelhança entre dois triângulos  semelhantes.Verificar que , se a razão de semelhança entre dois triângulos  é 1, a semelhança se transforma em congruência.
12-Aplicar e demonstrar o teorema fundamental da semelhança de triângulos:
Uma paralela a um lado de um triangulo determina, com os outros dois um triangulo semelhante ao primeiro.
13-Aplicar e demonstrar que, se dois triângulos possuem dois ângulos respectivamente  congruentes, então eles são semelhantes (caso AA).
14-Reconhecer e aplicar os outros dois casos de semelhança de triângulos(LAL e LLL).
15-Obter a base média de um triângulo.











1-Razão
1-Teorema de Tales.
2-Semelhança
3-Semelhança de triângulos
Aula expositiva e dialogada;

Exercícios de fixação;

Interpretação de fatos reais envolvendo os conteúdos matemáticos;

Compreensão de situações-problema;

Uso de jornais e revistas para obter dados a serem trabalhados em sala de aula;

Trabalhos  com tecnologia (TICs)- calculadora,no laboratório informática=jogos ,exercícios  qüiz, , excel.
A avaliação será feita através da resolução de problemas, listas de exercícios, participação nas atividades, trabalhos e provas.

AVALIAÇÃO QUALITATIVA
Apresentação dos materiais necessários a aula;

Comportamento adequado durante as aulas;

Participação nas atividades propostas;

Registro dos conteúdos em dia no caderno;

Realização de tarefas encaminhadas para casa;

Assinatura dos pais ou responsáveis nas avaliações;

Nenhum comentário: